Resenha: Maze Runner: Correr ou Morrer

Autor: James Dashner
Páginas: 426
Editora: Vergara & Riba
Lançamento: 2010
Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.

Quem acompanha o blog a um tempo já deve ter percebido o quanto sou viciada em sagas. Vi esse livro pela internet por acaso: estava vendo os filmes que seriam lançados em 2014, me interessei por Maze Runner e descobri que havia um livro. Depois de um tempo já tinha terminado de ler essa história excepcional.

Certo dia, Thomas acorda dentro de um elevador em movimento. Ele não sabe como foi para lá, não sabe para aonde está indo ou mesmo quem ele é, suas memorias não estão mais com ele, a única coisa que ele se lembra é que se chama Thomas. Quando o elevador para, Thomas é recebido por um grupo de garotos que passaram pelo mesmo que ele, não sabem seus passados, ou quem os botou lá, só sabem como se chamam. E "lá" é na verdade um lugar hostil, rodeado por um labirinto assustadoramente grande com criaturas estranhas, e é conhecido como Clareira. 

Os garotos que vivem na Clareira se denominam Clareanos. Cada clareano exerce uma função, alguns cozinham, outros limpam, outros se arriscam dentro do labirinto em busca de uma saída (eles são conhecidos como "Corredores"). Já se passaram dois anos que o mais velho dos garotos está lá, então como eles ainda não acharam uma saída para o labirinto? Simples, os enormes muros com trepadeiras que se acumulam no labirinto mudam de posições todas as noites, sem um padrão, o que torna quase impossível achar uma saída. Mas, Thomas não liga para isso, desde o momento em que soube o que eram os corredores, quis se tornar um. Ele sente que será o melhor dos corredores e que será ele quem descobrirá um saída para o labirinto.
Mas, tudo o que os clareanos sabem muda com a chegada de uma garota ao labirinto.  Ela chega no dia posterior a chegada de Thomas e traz duas mensagens (1) ela seria a ultima a sair pelo elevador e (2) ela havia desencadeado o término de tudo. Thomas sente que a conhece, mas não tem certeza, afinal como poderia? Mesmo sem sua memória, Thomas sente muitas coisas e não sabe se são reais ou enganosas. 

Agora Thomas, e os outros clareanos, devem descobrir o que está acontecendo e como escapar da morte eminente. 

A escrita é envolvente e com tudo que se espera, aventura e suspense são os principais gêneros. James Dashner é um ótimo escritor que transmite para o leitor sentimentos inacreditáveis. Se você gosta de outras sagas (Jogos Vorazes, Os instrumentos Mortais, Divergente, etc.) deve comprar esse livro! Aproveita e lê antes do lançamento do filme (18 de setembro de 2014).


Quotes Prediletos:

“Ela sorriu pela primeira vez, e ele quase precisou desviar o olhar, como se algo tão bonito não pertencesse a um lugar assim sombrio e cinzento, como se não tivesse o direito de observar a expressão dela.”

“Nunca se sinta mal por chorar.”

“Mas que droga, você é humano. Então tem de estar com medo.”

 “-O que fizemos de diferente?
-Sei lá. É difícil perguntar a um morto o que ele fez de errado.”

“Teve vontade de chorar, mas as lágrimas não vinham; só lhe restava ficar ali sentado, sozinho.”

Nota:                

11 comentários :

  1. Nossa eu to louca pra comprar esse livro, tirando que jaja eles começam a fazer a capa com o poster do filme e bye bye capa original!
    Parabéns
    Beijos, Tabatha.
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Sou contra capas de filmes em livros... Beijos.

      Excluir
  2. Olá!

    Parece ser um livro muito bom mesmo, adoro aventura e suspense! Adorei a resenha.

    Abraços!
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, e ele vem sendo muito bem comentado. Assisti o trailer e confesso que a vontade só aumentou, me parece muito bom . Parece ser o tipo de livro que me apaixono nas primeiras paginas.
    Beijos,
    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, realmente, muito bom! É uma história, ouso dizer, épica! haha.

      Excluir
  4. Muito boa resenha! Li Maze Runner a muito tempo e desde então é uma das minhas preferidas, estou muito ansiosa pelo filme, principalmente por Dylan O'brien interpretar Thomas *mil corações* kkk'
    Adorei o blog, já o segui. Se puder de uma olhada no meu ;)

    Beijos, Thaly.
    Irradiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Dylan O'brien é, realmente, perfeito para o papel <3. Já estou seguindo seu blog. Beijos.

      Excluir
  5. Adorei sua resenha, estou ansiosa para ler esse livro!!

    viciadaeminfinitos.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir